sexta-feira, 11 de junho de 2010

JUVENTUDE E MEIO AMBIENTE - Interaçao ambiental

Dia 31/05/2010 o projovem foi no centro de convençoes e lá tinha vários animais em extinçao, como: arara azul, arara vermelha e macaco, tatu bola, onça, gambá, papaguaio brasileiro, etc. Depois nós do projovem e a professora fomos ao Porto Gera, no rio paraguai esta cheio de lixo como garrafas pet, sacolas, papel e latas, essas pessoas que jogam lixo no rio nao tem nocao do que estão fazendo para o nosso pantanal e a nossa saúde. Vários turistas de outras cidades gostam de vir para Corumbá conhecer o nosso pantanal, por isso que náo podemos jogar lixo no rio, nem nas ruas e nem matar os animais do nosso pantanal. Nós devemos preservar o nosso pantanal e a nossa cidade . (Tamirys)

PARTICIPAÇAO NA CAPACITAÇAO DO PAIR



Na capacitação teve muitas palestras ótimas e muito incentivo importante para nós. Teve uma palestra sobre abuso sexual de crianças e adolescentes, como as crianças eram violentadas sexualmente. As vezes a violência sexual acontece em casa, como por exemplo com os pais, tios, e padrastos e pessoas da própria familia. Além dessas palestras teve outros tipos de palestras, como bullyng, assisti um vídeo como as pessoas humilhavam uma garota, chingavam e agrediam ela. Por puro preconceito racial e por ela ser uma pessoa doente, e apesar de tudo, os pais dela eram viciados em drogas e tinham AIDS, e muitos outros tipos de doenças e a filha única deles tambem tinham AIDS. E por esse motivo ela era agredida pelos colegas da escola e tinham preconceito por ela te AIDS. Depois do vídeo falamos os tipos de violencias que aconteceram e sobre um caso bullyng que aconteceu no Rio de Janeiro, onde um menino tinha um apelido de macaco e ninguem gostava dele, por ele ser negro. Os colegas de classe agrediam ele e o ofendia. Depois de algum tempo ele ficou depressivo e acabou se matando. E tambem teve uma palestra que falou sobre o alcoolismo e muito mais. A capacitaçao foi ótima e aprendi muitas coisas boas que posso passar para outras pessoas que nao tem o conhecimento. (adol. Patrícia C. Carbajal)

JUVENTUDE E MEIO AMBIENTE - Passeio educacional sócio ambiental

Hoje, dia 31/05/2010 fomos ao centro de convenções de Corumbá ver a exposiçao de animais empalhados: tamanduá, cervo, macacos pregos, micos, galos da serra, entre outros. Esses animais estão na maioria na lista de extinçao, ou seja, estao em minimas quantidades da fauna brasileira e sul matogrossense. Eles pareciam animais vivos porque estava em perfeito estado. Ao sairmos tivemos a sorte de assistir o ensaio da simulaçao da guerra do riachuelo.
Eu tive o desgosto de ver lixo na beira do rio paraguai, eu oleo derramado no rio. No entanto, tirei grande proveito disso tudo, aprendi a nao matar os animais e denunciar se presenciar algum maltrato com bichos, contrabando e até atropelamento de animais. O ser humano nao cuida da natureza, só retira as riquezas e dao as costas para o meio ambiente. Entao eu deixo meu recado: Se retirar uma árvore, no lugar, plante duas" (D. R)

terça-feira, 8 de junho de 2010

VISITA À MARINHA



O QUE APRENDEMOS NA VISITA À MARINHA DO BRASIL.

"Nós gostamos de ir na marinha porque aprendemos sobre a história da marinha do BRASIL e com o ALMIRANTE nós aprendemos mais sobre à amazônia azul,também conhecemos um dos navios mais antigos do brasil,o PARNAÍBA". (comentários do adolescente Juan Igor).

"A Marinha está em toda parte do Brasil, mas é no Rio de Janeiro que está a maior concentração de navios e é a cede da Marinha."
"É muito bom estar na marinha, aprendemos muitas coisas tipo: como a marinha funciona, a força de vontade que eles tiveram de ir até ao Haiti e ajudar aquelas pessoas que mais precisam nesse momento, depois do desastre que aconteceu. Muitas pessoas agora estão sem família, sem amigos, sem irmãos etc. A marinha esta presente em todo o Brasil na agua, na terra e no céu, enfim, sem a marinha náo sei o que seria do Brasil, pelo que eu escutei naquela palestra, foi mais do que suficiente para eu entender que a marinha nos ensina muitas coisas...
Eu gostaria de ir muito mais vezes, gostei de estar lá. Quando eu cheguei em casa, até falei para meus irmãos o que eu aprendi na marinha e como é muito importante." ( Regiane)
"Eu gostei de tudo, pois eu tive mais oportunidade de saber muito mais sobre a marinha e sua origem, como eu poderia entrar na marinha como administradora, pois ainda eu irei realizar o meu sonho de ser uma militar. Todas as explicaçoes que eles deram marcou, porque cada explicaçao leva à outra, saber que quase pude conhecero o marinheiro que fundou o navio sozinho,ele é considerado como herói(Tenente Maximiano).No filme em que ele mostraram fala tudo e mais que eu escutei e como ingressar na marinha, a história da marinha e como fazem salvamentos e aonde fazem" (Carmem Regina)
" Fomos no museu, vimos objetos antigos e conhecemos cada um deles e sua história, etc.Entramos no navio, alguns marinheiros explicaram para que servia e como eles utilizam o navio. E tomara que nós voltamos de novo!!!"